sábado, 7 de março de 2009

A velha vaca fria

Eu sei. Eu sei. Não tem desculpa.
Ou melhor: tem sim. Mas é rigorosamente irrelevante (ou, como dizia meu pai, repetindo os americanos: “don’t apologize”; é pura perda de tempo).
Mas tenho meus atenuantes: como sempre, se pode botar ao menos parte da culpa na política nacional, onde há muito tempo nada acontece.
Mas isso não é correto.
Primeiro porque ficar botando culpa na política e nos políticos é um dos mais manjados e hipócritas esportes nacionais. E olhe que nessa modalidade – hipocrisia – somos mais imbatíveis que no futebol.
Segundo, porque ao contrário de ficar lamentando – e usando como desculpa esfarrapada – o marasmo que tomou conta de nossa vida política, eu devia era estar comemorando. Sim: comemorando o modo como a democracia vai virando uma rotina entre nós, e o noticiário político um tédio.
Sem dúvida, há muita coisa mais interessante acontecendo no Brasil e no mundo, para merecer a minha atenção e pitacos, do que na política brasileira, ultimamente.
A minha sorte, enquanto observador do assunto, é que até a irrelevância contingente da política é politicamente relevante.
Mas sobre isso eu escrevo mais nos próximos posts.
Por hoje é só.
Voltei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário