domingo, 22 de dezembro de 2013

Utilidade pública: contribuições urgentes para rejuvenescer a juventude


Numa época tediosa, de tal modo assolada universalmente pela Peste Moralista, decidimos ressuscitar esse espaço e contribuir para urgente missão de saúde e, portanto, premente utilidade pública: precisamos rejuvenescer a juventude.
Dica número 1: deixem de lado a mixórdia que predomina nas tvs a cabo e na Internet e corram para as velhas salas de cinema. 
Podem se regalar com o felliniano "A grande beleza", de Paolo Sorrentino, em cartaz no Rio nesse insuportável fim de semana pré-Natal. 
Com referências inescapáveis a pelo menos três clássicos de Federico, "8 e 1/2", "La dolce vita", e last but not least, "Roma" - se ainda não viram, atenção jovens Manés: procurem nas boas locadoras que porventura ainda restarem, ou na famigerada rede -, o filme de Sorrentino é uma pintura, com fotografia, música e desempenho de elenco dignos da melhor tradição italiana. O protagonista, Jep Gambardella, dublê de dândi e gênio literário bissexto - personagem perfeito para ninguém menos que um Marcello Mastroianni -, e magistralmente interpretado por um blasérrimo Toni Servillo, passeia seu tédio e impotência pelas festas do gran monde romano, a serviço, contudo, como de hábito, de uma inteligência crítica social e filosoficamente cruel, e, pour cause, clarividente. Mais do que no próprio fórum romano ou no Coliseu - estrategicamente situado frente a seu charmosíssimo terraço - Gambardella não deixa pedra sobre pedra. Nem no que se refere a ele mesmo. Mas tudo é feito com aquela crueldade simultaneamente piedosa e carinhosa que Fellini sempre concedeu a seus patéticos e encantadores personagens. 
Acima de tudo, porém, a paixão de ambos os cineastas pela personagem principal da película - Roma, é claro - é rigorosamente a mesma.
Enfim, um bálsamo de inteligência e sensibilidade neste fim de ano tão estimulante quanto a enésima análise prospectiva das últimas pesquisas de intenção de votos para 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário